domingo, 23 de janeiro de 2022

Mulheres na zona norte encapam luta pelo tombamento do patrimônio Histórico Sistamea Velho Cantereira.

 Natália é da bancada feminista da cidade de S. Paulo. Parlamentar e ativista, é apoiadora e participa do processo de pedido de tombamento do patrimônio histórico: Sistema Velho Cantareira.

Já há mais de uma década vimos matutando nas pesquisas sobre a história das caixas adutoras do antigo sistema de abastecimento de água da capital. O Sistema Cantareira Velho foi o primeiro à levar água limpa para o centro velho da cidade de S. Paulo. Da escasses e da necessidade de se conseguir água para beber é que o homem foi perceber a importância das bacias protegidas na serra da Cantareira. Somente em meados de 1863, com a alarmante seca que deixou  paulistas sem água até paras suas necessidades caseiras é que o problema chegou à assembléia Legislativa de S. Paulo. Em 1877 a Cia Cantareira começa as obras das primeiras caixas adutoras do sistema, na antiga estrada Vista Alegre, que liga o Pico do Jaraguá à estrada de Sta Inês, próximo ao Jd. Pery/ Antártica.
Pra quem não conhece vale conhecer de perto e presenciar no local a suntuosidade na construção, Sistema Velho Cantareira, um conjunto de caixas feita em pedras de granito, há pelo menos 130 anos, que serviam para o represamento de águas das nascentes do córrego do Bispo.

Beatriz Bito, é advogada, atua na área ambiental, membro do coletivo Apac: associação de Pesquisadores e Amigos da Cantareira, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades Pery

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI

Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade ...