Já há mais de uma década vimos matutando nas pesquisas sobre a história das caixas adutoras do antigo sistema de abastecimento de água da capital. O Sistema Cantareira Velho foi o primeiro à levar água limpa para o centro velho da cidade de S. Paulo. Da escasses e da necessidade de se conseguir água para beber é que o homem foi perceber a importância das bacias protegidas na serra da Cantareira. Somente em meados de 1863, com a alarmante seca que deixou paulistas sem água até paras suas necessidades caseiras é que o problema chegou à assembléia Legislativa de S. Paulo. Em 1877 a Cia Cantareira começa as obras das primeiras caixas adutoras do sistema, na antiga estrada Vista Alegre, que liga o Pico do Jaraguá à estrada de Sta Inês, próximo ao Jd. Pery/ Antártica.
Pra quem não conhece vale conhecer de perto e presenciar no local a suntuosidade na construção, Sistema Velho Cantareira, um conjunto de caixas feita em pedras de granito, há pelo menos 130 anos, que serviam para o represamento de águas das nascentes do córrego do Bispo.
Beatriz Bito, é advogada, atua na área ambiental, membro do coletivo Apac: associação de Pesquisadores e Amigos da Cantareira,
Nenhum comentário:
Postar um comentário