sexta-feira, 5 de maio de 2017

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI


Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade do atendimento na UBS e AMA do Jd. Pery''.

Uma comissão de moradores e representantes das associações: JHOW, AMOVA, Associação Sucupira, Associação Continental, Associação Família Camarões, moradores da rua Cachoeira dos Antunes e membros do conselho gestor da UBS do Jardim Peri juntaram forças para reivindicar melhorias.
 A reclamação é geral: falta tudo nesta UBS, até papel higiênico.
Consultas podem demorar até 5 meses, absurdo.

A situação é precária a começar pela escada que acessa o andar superior. ''_É puro ferro velho essa escada, qualquer dia vai cair,  olha a tubulação da grade de proteção, um perigo, a soldagem ta soltando. Reclamou a paciente Vera Nice que impaciente esperava de pé por 2 horas a sua chamada pra marcar uma consulta.  No interior do prédio todo há todo tipo de problemas desde paredes mal conservadas, avarias na iluminação com lâmpadas queimadas ou faltando, maçanetas e portas destruídas e bebedouros quebrados, nos banheiros um dos vasos sanitários estão quebrados, na sala de espera tem bancos rasgados e outros faltando assentos.  
                           
                        Escada de acesso- entrada
Lâmpadas queimadas
Porta e fechadura arrebentadas
Bancos quebrados - sala de espera
Do lado de fora um paciente fotografou a galeria de esgoto em manutenção. ''É comum o esgoto entupir aqui''. Falou Antonio outro paciente que esperava chamada.  ''É um mau cheiro diário,  já ficou tão comum que ninguém mais reclama. De vez em quando vazam detritos na calçada e fica exalando esse mau cheiro de fezes do lado das salas de atendimento ambulatório. Disse.
Mas o pior de tudo esta no atendimento médico com seu quadro clínico na UTI, com número de funcionários reduzido. Tem apenas ''três técnicos de enfermagem'' sendo; um para o setor de vacinas, um pra medicação e uma ajudante geral para o almoxarifado.
Na recepção apenas 4 auxiliares administrativos atendem a demanda; com jornada de 12 horas hrs diárias, dás 7 às 19hs, todos os dias. Há mais funcionários trabalhando na Farmácia Maciel que no posto de saúde do Pery.

Josy Luana Ivo, antiga moradora do Pery reclama da demora pra se conseguir marcar uma consulta.'' Hoje minha filha foi até o posto pra marcar consulta no ambulatório da pediatria para minha netinha de apenas 10 dias de nascida para acompanhamento, sabem pra quando tem consulta? só em NOVEMBRO, isso é um absurdo, na segunda feira eu vou la na administração pra conferir de perto essa barbaridade eles vão ter que dar um jeito porque do jeito que está não pode ficar. 

A moradora Maiara Miranda reclama da falta de médicos: '' Tá sem médico, hoje fui marcar uma consulta com GO, mas nem  previsão pra quando eles sabem. Um absurdo isso!!!!.  Maria Costa confirma a precariedade no atendimento: Não consegui fazer um simples teste de gravides lá, não fui atendida por falta de vaga, inventaram um monte de histórias, agora estou no Posto Vila aurora fazendo meu pré Natal.

Fachada do prédio da UBS JARDIM PERI.
Foto acervo Associação Sucupira
Juntos AMA E UBS PERI atendem por mês mais de 40 mil pessoas. Por isso a sua precariedade urge para O conforto de tantas famílias atendidas nesta unidade básica de saúde. 
Somando os 3 bairros Jardins Perys: velho, novo, alto, e  Jardins Antártica, Santa Cruz, Flamingo, Vila Dionísia, Continental, Vila Amélia, Vila Amália, Vila Santos, Pedra Branca, Itatinga, Guarani, Sucupira e outras pequenas vilas  são mais de 200 mil habitantes que recorre ou em algum momento recorrerá ao atendimento público nesta unidade de saúde.

O Pery cresceu, a região cresceu, mas a explosão populacional não foi seguida pelo desenvolvimento social, nem na educação, nem em infraestrutura , nem para a saúde pública, comummente na periferia a demanda sempre supera a oferta. 
É importante ver a união das associações amigos de bairros em busca de soluções para as comunidades do Pery e região. A AMA/UBS PERI é em toda a região a única Unidade Básica de Saúde que atende 24:00 horas.
Na pauta das reivindicações estão as necessidades em questão de urgência para a UBS e para o AMA, que são são mais médicos, melhores equipamentos e infraestrutura e a manutenção do prédio.  Mas as cobranças não param por ai. Há de se debater a necessidade de se construir outras bases de saúde dos bairros adjacentes do Pery descentralizando o atendimento, que não mais sobrecarregaria o atendimento no Jardim Pery.


O problema sofrido nesta Unidade Básica de Saúde do Jardim Pery é antiga. Entra prefeito sai prefeito e o atendimento á população não acompanha o seu crescimento.
A reclamação é geral, mães reclamam da falta de tudo.

Em 17 de dez de 2012 a rede tv veio ao Jardim Pery pra denunciar mau atendimento na UBS JARDIM PERI: VEJA O VÍDEO: MAU ATENDIMENTO NA UBS JARDIM PERI



Texto: Bio da Serra
Fotos: Associação Sucupira
Foto dia de vacina: Web/Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades Pery

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI

Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade ...