sábado, 16 de setembro de 2017

Jardim Pery velho: as últimas sibipirunas do bairro, plantadas pelo Seu Tobias


Rua Prof. Monteiro de Camargo, Jd. Pery velho
Na década de 1970 o bairro Jardim Pery mantinha ainda  seus ares pitorescos como os de uma cidadezinha perdida num cantinho qualquer do interior do estado, mas, por outro lado já apresentava o início do forte crescimento populacional que a seguir tornaria este um dos bairros mais populosos da zona norte na capital. Naquele tempo, apesar de pouca benfeitoria no bairro o Pery já entrava no olhar dos vorazes especuladores imobiliários, que fez com que logo se esgotassem os terrenos vazios, que rapidamente foram sendo adquiridos para construções ou para a futura especulação imobiliária.

Em menos de 20 anos o bairro Pery cresceu vertiginosamente e suas populações pela falta de planejamento da prefeitura e estado tomaram toda a topografia do terreno que define o bairro, as margens dos rios povoadas, nos morros hoje enormes aglomerados o cobrem com milhares construções de baixo, médio  padrão. Um crescimento desorganizado.
Esta superexplosão populacional além de tomar 100% das áreas, inclusive até áreas onde era previsto se erguer praças e parque, além de prédios para o uso público, mas foram especuladas e super habitadas tornando assim este bairro subdesenvolvido. AO bem das palavras o bairro Jardim Pery não desenvolveu mas sim cresceu, cresceu de forma desorganizada por falta de planejamento.

E assim a vegetação que recobria estes terrenos foram logo dizimadas, os pássaros desapareceram em uma década. Hoje em dia até o clima na região já se sente a diferença com estes tempos de calor incessante que só ocorrem devida falta de árvores nas suas ruas.
Existem ruas neste bairro sem uma única árvore plantada, e não é por falta de espaço físico mas sim por falta de um olhar ambiental.
Assim, diante dessa raridade que já são as belas árvores nas ruas de S. Paulo é confortante sentir a temperatura baixar quando passamos por debaixo de copas de árvores em algumas das ruas onde ainda podemos contar com as nossas amigas árvores, diante delas nunca podemos deixar de valorizar aqueles que por um bom senso no passado as plantaram para hoje podermos desfrutar da sua convivência.

Esquina das ruas Edgar Sales x Prof. Monteiro de Camargo, Jd. Pery velho-16/09/2017
Estas três sibipirunas que vemos na foto estão plantadas na Rua Prof. Monteiro de Camargo, Jardim Pery velho. Foi o Seu Tobias, antigo morador desta mesma rua quem as plantou no início da década de 1970, junto a estas outras dezenas de árvores também de outras espécies ele plantou noutras ruas do bairro, mas, com o tempo umas foram morrendo ou cortadas por outros moradores devidos motivos pessoais e não respostas, como nesta rua onde apenas as da imagem são as últimas resistindo ao tempo e sorte de nenhum humano desumano as ceifarem..

fotos e texto: R. Diass, 16 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades Pery

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI

Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade ...