DONA CATARINA- Rua Mário Solér- Pery velho.
Dona Catarina é uma antiga moradora do Jardim Pery, desde a década de 1960. Há mais de 50 anos mora na mesma Rua Mario Solér, no mesmo número e na mesma casa desde que aqui no Pery chegou com a família pra morar. Era um bairro novo que nascia na margem da serra da Cantareira, entre 2 córregos; índio e Guaraú, no lugar de ruas tinham caminhos estreitos abertos nas travessias dos poucos moradores que já trilhavam por aqui, de poucos terrenos habitados que somente aos poucos na década de 70 foi evoluindo. Uma mãe completa, corujona e presente, e foi assim que criou os filhos(a) com toda a dificuldade.
Um dos maiores problemas pra se morar num bairro onde ainda não chegara a infraestrutura é a escassez de água. No Pery por vários veios de nascentes aos longo dos 2 córregos que separam o bairro vertiam água boa que podia se abastecer e usar para beber quando filtrada, e era exatamente assim quem não tivesse um poço escavado no quintal de casa tinha que se virar. _Buscar água nas bicas. Apesar de ter poço no quintal, nos tempos de escassez era preciso completar a busca de água nas bicas como alternativa. Da casa de Catarina tinham duas opções para se buscar água boa; na biquinha da Rua índio Peri que era mais perto porém mais frequentada, as vezes era preciso esperar uma eternidade pra se encher um garrafão ou um balde, a outra era a grande bica que havia dentro da mata do Arboreto Vila Amália, a nascente mãe do Córrego do Índio.
Meados de 1976 chagou a água encanada na região época que o bairro começa a se modificar rapidamente, em poucos anos as ruas se encheram de casas, comércios.....
Vizinha amiga e sem encrencas com ninguém, e assim com bos exemplo que criou os filhos, todos na linha, hoje encaminhados cada um vivendo as suas vidas. Corintiana roxa, na foto comemorava uma vitória do seu time de coração.
No início da déc 70 Dona Catarina, infelizmente, sofreu a perda do Irmão Valêncio, assassinado enquanto trabalhava como balconista num bar na avenida Pery Ronchetti. Este foi um crime que aterrorizou o Jardim Pery na época e deixou marcas muitos tristes e lamentáveis.
Com esse cabelo de vovó e o sorriso de menina Dona Catarina é uma vó felizarda de netos atletas, Matheus Pereira, ex Corinthians, que cava lugar no Juventus da Itália: https://www.transfermarkt.com.br/matheus-p…/…/spieler/323934 e Wallace Martins, piloto de kart profissional.
Pesquisa e texto: Robinson Dias
Foto montagem, acervo da família Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário