quarta-feira, 10 de maio de 2017

MÃO NA MASSA: comunidades do Pery se unem para construir barracão da escola de Samba

Moradores do Jardim Pery e entorno na zona norte, buscam melhorias e  já conseguem apoio da prefeitura e comunidade.
Situado no pé da Serra da Cantareira, zona norte, o Pery é um bairro  em desenvolvimento, apesar de seus já 66 anos de fundação. ''_ O Pery não tem centro Cultural, onde as crianças e os jovens daqui possam desfrutar do que outras pessoas desfrutam em seus bairros da cidade. Falta trazer investimentos em saúde e também  para a periferia, falta melhores escolas e falta investir muito mais no cultural, a região é uma das que mais cresceram populacionalmente nas últimas décadas, mas seu crescimento não trouxe o desenvolvimento, o Pery cresceu mas não desenvolveu.'' .  não temos  Desde a déc/ 70 a região foi literalmente modificada na sua paisagem e topografia. Por herança do que o bairro era com seus campos de terrão, o campo do Peri, o do Tiradentes, o Leão do Morro no Lauzane, o campínho do Tuca e o do Maria no Peri.

Nossos rios transformados águas poluídasno sossego, a não contar que o bairro já foi mais violento, o Pery com suas ruas de terras era como um bairro de uma cidade do interior, carroças ainda passavam manhã e tarde vendendo alguma coisa,  olha cavalinha''sardinha branca do rio'',  ou o entregador de leite em um bairro que serve suas vias á todos os bairros Tratores pavimentaram as ruas de terra falta de tudo, não tem áreas de lazer e cultura, a não ser algum espacinho pra 50 crianças numa creche ou numa igreja, com alguma ação social, o bairro não tem saneamento básico completo, em todas as vilas.
Preocupado e descontente com os problemas que também enfrenta como morador do bairro, Fernando B. Ferreira é mais um que se empenha na mobilização. ''Cobramos melhorias não só para o Pery mas também pra toda região. No bairro falta quase tudo! rede de esgoto, área de lazer, segurança, e a lista não para por ai, o que não falta são problemas e a vontade dos moradores verem o bairro com boa infraestrutura. Reclama


ando

Desassistida, população busca melhorias, a construção de uma quadra para abrigar a escola de samba do bairro é uma das prioridades.
Thiago é o presidente da escola conta que, um terreno foi cedido pela prefeitura e também alguns tijolos, com o que já começaram em mutirão com a comunidade construir um galpão espaço pra pra realizar cursos profissionalizantes e culturais, gerando oportunidades aos moradores com aulas de informática, desenho, educação ambiental,  aulas de música, percussão, violão, cavaquinho, capoeira, dança e tudo o mais que pudermos trazer.''

Alunos e o professor de bateria  Valdir em aula prática
Outra proposta na pauta das reivindicações é resgatar a escola de samba do bairro desativada há alguns anos.
Alunas da oficina musical: Ana Luiza, Luana e Laura.
Fundada em setembro de 2003, a escola de samba '' G.R.C.E.S. Império do Jardim Peri'' é um patrimônio histórico e cultural da zona norte, mas há 6 anos foi abandonada, por falta de incentivos fechou as portas. Assim, ex integrantes da IJD e um grupo de amigos tomaram a iniciativa de resgata-la. '' Trazer de volta a escola é trazer mais alegria para zona norte, dar a opção para as famílias, jovens e adolescentes que muitas vezes não sabem o que é uma escola de samba a não ser pela TV. Reitera Fernando.

Nas fotos ao lado; acima uma aula de bateria na Vila Sucupira, abaixo crianças do curso de cavaquinho.

Pra reerguer a escola vale tudo, até bater nas portas das grandes escolas, mas a ajuda ainda não veio._ O pouco que temos em instrumentos é herança da escola, estão velhos e precisam de manutenção, outros são emprestados.



Na foto Fernando e amigos em frente a loja Redenção Instrumentos Musicais, que sempre ajuda com bons descontos na compra ou manutenção de instrumentos. ''_Desta vez adquirimos mais 6 instrumentos, são usados mas serão bem úteis na oficina musical, precisamos de patrocinadores e investidores que confiem no nosso projeto.

 Entre  crianças, adultos e adolescentes já são mais de 30 alunos sem instrumentos pra tocar .Os professores de bateria são voluntários; os mestres de bateria Valdir e Chiclet, ensinam a arte da batucada para os alunos que já estão participando dos cursos para ritmistas.


O atual presidente da 'G.R.C.E.S. Império do Jardim Peri'' é o Thiago membro antigo da escola, e Tuca, também um dos pioneiros é vice presidente e responsável pela elaboração dos uniformes..




Carlos Roberto: fundador da Império do Jardim Peri

Antigo morador do Jardim Pery, Seu Carlos Roberto é fundador da escola de samba mais popular dos Jardins Perys. Por ser amante e apreciador dos desfiles de carnaval de rua, organizou com amigos em 2003 a fundação da ''G.R.C.E.S. Império do Jardim Peri''.



Matérias disponíveis sobre a escola de samba G.R.C.E.S. Império do Jardim Peri
:

CARNAVAL 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades Pery

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI

Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade ...