domingo, 16 de julho de 2017

Guarani Futebol Clube do JD. Pery, o futebol da várzea

Na década de 1970 o futebol era o que mais tinha de importante e atrativo para o jovem na periferia, principalmente os homens. A abundância de terrenos vazios na época propiciava vários campinhos, que acabavam fomentando vários timinhos para se  jogar futebol, uma simples bola divertia um bairro inteiro.No Pery a cena não era diferente. Vários times de futebol já tinham sido formados e disputavam os diversos campeonatos que aconteciam na várzea da cidade, hoje percebo que esse futebol na época é que era o futebol de verdade, mas que por ser praticado na periferia ficava meio que no underground, escondido nos confins dos bairros periféricos.

Historicamente o primeiro time de futebol, o mais antigo a ser formado no bairro foi o'' PERI FUTEBOL CLUBE '', em 1959, existem fotos que registram isso.

O campo oficial do Peri F.C foi construído num terreno que fora doado à benfeitorias á Prefeitura da cidade de S. Paulo pelo Sr. Pery Ronchetti Carlos, então proprietário/loteador do Sítio Guaraú, no final de 1958. Outros times de futebol foram formados nesse mesmo tempo mas não há registros oficias, nem fotografias. Na rua Edgar Sales, Pery velho- déc/60 foi formado o Time Leite Ninho, tinham um tal time '' ''CAÇULA'' que tinham com sede nessa mesma rua.



Em 1971 era formado o time do GUARANI FUTEBOL CLUBE. O mais campeão, o mais vitorioso invicto dos Jardins Perys de todos os tempos...

Hoje, domingo pela manhã encontramos tomando sol ao lado do campinho de futsal de areia no Núcleo Olaria, e não perdemos a oportunidade de puxar um papo com essa lenda vida do esporte do Jardim Pery, e ainda fizemos esta fotografia, falo do CRUZEIRINHO o goleiro do Guarani do Pery.....
Parabéns Cruzeiro por tudo que nos propiciou com suas pontes e defesas no clube que fomos torcedores e admiradores durante todo o tempo que existiu...
Foi com as belas e quase indefensáveis defesas feitas pelo Cruzeirinho que o GUARANI F.C garantiu tantas vitórias e ter sido campeão tantas vezes, batendo times famosos da várzea paulista de futebol.

'CRUZEIRINHO'' goleiro que desde o incio da formação do time defendeu o arco da agremiação. Para muitos moradores que foram torcedores do Guarani F.C este é um dos goleiros bem lembrados.


Nas décadas de 70 e 80 aquele campo do Jardim Pery na rua Índio Peri, do lado do ex clube paulistano de tiro, era pra onde todo mundo ia nos sábados e domingos pra assistir aquelas antológicas partidas de futebol das ligas da várzea paulistana. Que saudades!!!!!! Diversos times disputavam partidas ali, muitos times fortes foram batidos na casa do Guarani F.C..

Oficialmente o campo foi construído para o time do Peri F.C, em meados de 1959, num mutirão entre moradores do Pery e bairros vizinhos e da parceria da prefeitura na época. Alguns nomes devem sempre ser citados quando se fala na construção do Campo do Pery: Sr. Manuel Freitas- vivo- mora na rua Brasiluso Lopes; Raimundo ( morador da rua Condessa Amália Matarazzo), Nézio Zerbinato. ( In memorian). Há nomes não citados que fizeram parte desta construção.
No ano de 1971 foi fundado o GUARANI FUTEBOL CLUBE, organizado por um grupo de amigos, com apoio do diretor da associação Jardim Pery, o Sr. ''Nézio Zerbinato'' ( In memorian) , Miguel Balula foi o primeiro diretor do time do Guarani, ( In memorian) & o saudoso goleiro Cruzeirinho, morador até hoje na rua Particular, que fica entre os bairros Pery/Vl Amália, desde o início defendeu o gol do Guarani, F.C.

Fica esta nossa homenagem á este qual consideramos uma personalidade do pioneirismo do esporte do Jardim Pery

Abaixo um pedaço de um vídeo filmado por Eduardo Balula, que é filho de Miguel Balula primeiro diretor e fundador do clube. VALE A PENA.

No registro personalidades que fazem parte da História não só do time do Guarani F.C, mas da História natural do esporte regional, do puro futebol de campeões da várzea paulista.
Foto: Helena Scioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades Pery

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO JARDIM PERI REPOUSA NA UTI

Ontem via facebook li numa postagem na página oficial da Associação Sucupira uma notícia que ao longo dos tempos se repete. A precariedade ...